Turismo - Prefeitura de Juiz de fora

Juiz de fora   7/7/2014 - 18:10
Notícia de: TURISMO
Transporte turístico atrai visitantes ao Morro do Cristo

“Como morador de Juiz de Fora há mais de 40 anos, sempre gostei de vir aqui com meus amigos. Às vezes, sem carro, não dava para chegar. Quando vi que anunciaram a linha de ônibus, falei: agora a gente tem que prestigiar”, comemorou Emmanoel Araújo, morador do Bairro Jardim Glória, em visita ao Morro do Cristo na tarde do domingo, 6, primeiro dia de circulação da linha 505, que atenderá este ponto nos domingos e feriados. A avaliação do transporte foi positiva: “Achei superlegal, rapidinho chegamos. Peguei os horários e o itinerário na internet e compartilhei. Acredito que seja de interesse de todos”, ressaltou Emmanoel.

O casal Edivaldo Mariano da Silva e Aline Taís Lourenço, moradores do Bairro São Mateus, aproveitaram o domingo para levar o filho Bernardo para conhecer o Morro do Cristo. “Ficamos sabendo através do jornal. Havia muitos anos que não vinha aqui. Lembrava mais ou menos como era e imaginava que estivesse fechado. Tomara que a linha permaneça. A cidade precisa realmente”, destacou ele.

Luciana Célia Miranda, do Bairro Nossa Senhora Aparecida, não visitava o Morro do Cristo há um ano, e também levou a filha, Maria Regina, ao local: “Fiquei sabendo pelas redes sociais. Já conhecia, mas estou levando a minha filha pela primeira vez para passear”.

Comerciante do local há dois anos, Vanessa Rinaldi acredita que as vendas de artesanato e de lembranças da cidade aumentarão: “A lojinha agora vai ter como atender não só ao turista, mas à população de Juiz de Fora. Com certeza, a linha vai acrescentar para a cidade, porque o Morro do Cristo já recebe muitos turistas, mas a população às vezes não vinha, por falta de recursos. Não tinha um ônibus para chegar”.

Inicialmente, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da articulação das secretarias de Transporte e Trânsito (Settra) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda (Sdeer), oferecerá a linha em caráter experimental.Chefe do Departamento de Incentivo ao Turismo da Sdeer, Tatyana Hauck Herdy Hill conferiu de perto a circulação da linha e a satisfação dos visitantes: “Fazer o percurso no primeiro dia da linha foi uma experiência gratificante. Além de perceber o interesse de muitas pessoas pelo caminho, foi importante vivenciar junto aos passageiros experiências de pessoas que tinham o costume de visitar o lugar e agora estão tendo a oportunidade de voltar, levando seus filhos”. Tatyana destacou também a rapidez do percurso: “Esperamos que a cidade abrace a ideia e aproveite tudo de bom que o Morro do Cristo oferece, com segurança, conforto e agora facilidade de acesso”.

De acordo com a chefe do Departamento de Transporte Público da Settra, Andreia Santos, cerca de 160 pessoas utilizaram a nova linha, e a perspectiva é de que o público aumente, à medida em que a população tome conhecimento do transporte público.

Nova sinalização

Na quinta-feira, 3, a Settra sinalizou a área interna do Morro do Cristo, para regulamentar os estacionamentos existentes no local, de forma a permitir a manobra de retorno da linha de ônibus 505 com maior segurança. Conforme a chefe de departamento de engenharia de tráfego, Silvânia Oliveira, com a nova programação viária, algumas vagas de estacionamento tiveram que ser restringidas.

Importante ponto turístico de Juiz de Fora, o Morro do Cristo foi revitalizado recentemente, ganhando nova iluminação e pintura, além de poda, capina e limpeza.

Confira os horários e itinerários da linha 505, em circulação nos domingos e feriados:

Saídas do Centro: 9 horas; 10h5; 11h10; 12h15; 13h20; 14h25; 15h30; 16h35.

Saídas do Morro do Cristo: 9h40; 10h45; 11h50; 12h55; 14 horas; 15h5; 16h10; 17h15.

Itinerário Centro/bairro

Avenidas Getúlio Vargas com Rua São João, Presidente Itamar Franco, Barão do Rio Branco, Rua Silva Jardim, Avenida Francisco Bernardino, Rua Barão de Cataguases, Avenida dos Andradas, Rua Engenheiro José Carlos Morais Sarmento, Trevo Vale do Ipê, Rua Engenheiro Gentil Forn e Morro do Cristo.

Itinerário bairro/Centro:

Estacionamento Morro do Cristo, Rua Engenheiro Gentil Forn, Trevo Vale do Ipê, Rua Engenheiro José Carlos Morais Sarmento, avenidas dos Andradas e Barão do Rio Branco, Rua Afonso Pinto da Mota e Avenida Getúlio Vargas com Rua São João.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Sdeer, pelo telefone 3690-8341.